|
|
Mulheres de Peito
Segunda-feira, Janeiro 22, 2007
A Iniciativa do Hospital Amigo da Criança é para serviços de
maternidade que estimulam o Aleitamento Materno.
http://www.unicef.org/brazil/ihac.htm
Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC - foi idealizada em 1990
pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo UNICEF para promover,
proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os
funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e
rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para
isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento
Materno.
A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao
Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde
para:
-informar profissionais de saúde e o público em geral;
-trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher
que está amamentando;
-apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno;
-combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem
como bicos, chupetas e mamadeiras.
Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno dentro das instituições.
1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser
rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar esta norma.
3. Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo
da amamentação.
4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora
após o parto.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo
se vierem a ser separadas de seus filhos.
6. Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do
leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e bebês
permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação,
para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta
hospitalar.
escrito por
Pati Merlin em
1:36 PM
Comente!!
|
|
Sexta-feira, Janeiro 12, 2007
Bebês amamentados crescem mais felizes.
Crianças amamentadas por suas mães, por pelo menos seis meses, têm uma saúde mental "significativamente melhor", do que aquelas que não foram amamentadas. Além disso, têm uma menor probabilidade de exibir problemas como comportamento anti-social e delinqüência.
Estas são as conclusões de um estudo realizado pelo Telethon Institute for Child Health Research em Perth, na Austrália. Os investigadores acompanharam o crescimento e o desenvolvimento de mais de 2.500 crianças australianas, durante os últimos dezesseis anos. Os investigadores disseram que o leite materno parece representar um papel importante no crescimento do cérebro, durante o primeiro ano de vida de uma criança.
A pesquisa verificou, que crianças que foram amamentadas por menos de seis meses, tinham uma probabilidade 55% maior de ter problemas de saúde mental ao atingirem os 6 anos de idade, quando comparadas com as amamentadas por 6 meses ou mais.
O estudo também observou que crianças que não foram amamentadas durante seis meses ou mais, tinham uma probabilidade 61% maior de exibir problemas de comportamento anti-social, ao redor dos 8 anos.
O comunicado do Instituto pode ser encontrado no endereço http://www.ichr.uwa.edu.au/news/news.lasso?id=213
Fonte: Telethon Institute for Child Health Research.
escrito por
Pati Merlin em
8:55 AM
Comente!!
|
|
|

|